Neste dia 18 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de um dos mais fascinantes personagens do Novo Testamento: São Lucas Evangelista. Conhecido como o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, ele foi também médico, artista e o evangelista que nos presenteou com os relatos mais íntimos da vida da Virgem Maria.
Mas quem foi este homem, cujo nome significa “portador de luz” e que se tornou o padroeiro dos médicos? Vamos mergulhar em sua história.
De Médico a Discípulo Fiel
Diferente da maioria dos autores bíblicos, São Lucas não era israelense e nunca conheceu Jesus pessoalmente. Nascido gentio e com uma sólida educação em literatura e medicina, ele abraçou a fé cristã por volta do ano 40. Sua vida mudou completamente ao se tornar um fiel discípulo e companheiro de viagens de São Paulo.
Como um historiador meticuloso, seu objetivo era claro. No prólogo de seu Evangelho, ele mesmo declara que escreveu para que os cristãos conhecessem com firmeza “a solidez dos ensinamentos” que haviam recebido (Lc 1, 4). Sua narrativa, direcionada principalmente aos gregos e a outros não judeus, revela um cuidado extraordinário com os detalhes e com a contextualização dos fatos.
O Evangelista da Misericórdia e da Mãe de Deus
Se hoje conhecemos os segredos da Anunciação, da Visitação de Maria a Isabel e os detalhes do nascimento de Jesus em Belém, devemos muito a São Lucas. Ele é o evangelista que mais fala sobre a Virgem Maria, traçando sua biografia com uma proximidade que leva muitos teólogos a crer que ele a conheceu pessoalmente e ouviu dela mesma essas preciosas memórias.
Além do seu olhar mariano, o Evangelho de Lucas é conhecido como o “Evangelho da Misericórdia”. Nele, encontramos um destaque especial para:
O cuidado com os pobres e marginalizados.
As parábolas do perdão, como a do Filho Pródigo.
A importância da oração constante e da ação do Espírito Santo.
Um Legado de Fé, Arte e Proteção
A tradição conta que São Lucas morreu como mártir, pendurado em uma oliveira na Acaia (Grécia). Sua representação iconográfica é um touro alado, um símbolo que remete ao início de seu Evangelho, que começa com o sacrifício do sacerdote Zacarias no Templo, local onde bois e outros animais eram imolados.
Sua influência, no entanto, vai muito além da escrita. Por sua profissão original, tornou-se o amado padroeiro dos médicos e cirurgiões. Mas sua proteção se estende a muitos outros:
Artistas e pintores (diz-se que ele mesmo pintou ícones da Virgem Maria)
Escultores
Açougueiros
Encadernadores
Solteiros
Notários
Que neste dia, possamos pedir a intercessão de São Lucas, o médico do corpo e da alma, para que ele nos ajude a carregar a luz de Cristo em nosso dia a dia e a sermos, como ele, testemunhas da misericórdia de Deus.
São Lucas Evangelista, rogai por nós!




0 Comentários