Ticker

6/recent/ticker-posts

Santo Olavo, rei da Noruega

 


Nascido 
Ólafr Haraldsson em 995, numa família real, Olavo mostra-nos com sua vida que a santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não tem a ver com classes sociais, mas sim com corações abertos à graça de Cristo. Aconteceu que o jovem Olavo foi para a Inglaterra numa expedição viking e, assim, pôde conhecer Jesus, o cristianismo e ser batizado, o que aconteceu em 1014. Ao voltar para a casa, Olavo, que era herdeiro do trono, encontrou o falecimento do pai e usurpadores do reino.

Assim teve Olavo de assumir o trono e submeter os inimigos pelo combate. Quando esteve no poder, Santo Olavo buscou a santidade como rei; sem deixar de fazer de tudo para levar Deus aos súditos. Por isso, procurou acabar com o paganismo, construir igrejas e trazer sacerdotes da Inglaterra para evangelizar seu povo. Todos os esforços de Olavo para submeter a Noruega ao Rei dos reis e Senhor dos senhores encontraram êxitos e barreiras, ao ponto do santo rei ter que ficar por um tempo exilado e ao voltar foi vítima de um conflito armado por seus opositores, em Nidares, em 29 de julho de 1030.
Olavo é considerado o apóstolo do cristianismo na Noruega e o dia de sua morte é festa nacional em todo o país.

Foi canonizado em 1164 pelo Papa Alexandre III. É representado com uma coroa, um machado ou um dragão. É o padroeiro da Noruega e das Ilhas Faroé.

Santo Olavo, rogai por nós!

Postar um comentário

0 Comentários